domingo, 28 de novembro de 2010

Cansaço de que


Há dias em que simplesmente não agüento mais. Tudo dói. O silencio dói, o barulho dói, a mentira, o despeito, falta de delicadeza doem.
E vêm os amigos. “Vamos sair”, dizem eles, “precisamos conversar, você não pode ficar aí”. “Mas eu estou cansada”, respondo, sem o menor peso na consciência. E surge a dúvida. Será que realmente eles entendem quando digo que estou cansada?
Meu corpo está cansado. Faz muito calor e meu trabalho me exige demais. Eu gosto, é divertido, mas ao fim realmente estou esgotada, com dor nos pés e nos pulsos.
Minha mente está cansada. Os testes foram marcados todos para o final do ano, seleção, entrega de projeto, avaliações. Tudo tem de ser feito antes do natal.
Meu coração está cansado. Amigos e amores realmente não me entendem. Não entendem que há lugares que eu não devo ir, pessoas que eu não devo ver, porque, sobretudo, trazem de lembranças das coisas que eu quase realizei, mas que não vingaram. E isso me cansa profundamente.
Cansa saber que eu tentei, algumas vezes, alterar algumas situações. Cansa ver que ver que não deu certo. Cansa lembrar o fracasso. Cansa ver que as pessoas ao meu redor não entendem meu despeito, o meu não conformismo. E pensar que estou de cercada de pessoas de boas famílias, que estudam ou estudaram, que fizeram faculdade, pós-graduação, viajaram pelo mundo. E que simplesmente não enxergam um palmo a sua frente.
A ignorância me cansa. Principalmente a ignorância que é desejada, que permanece nas pessoas com “cultura”, nas pessoas “espiritualizadas”. Enquanto o cansaço e a dor provocada por eles não passar, ficarei no meu canto.

*****

Graças aos céus, mas nem todos são assim. Minutos antes de eu terminar este texto, fui procurada por pessoas que tem amor no coração, que ouvem, e que são prazerosas de ouvir.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

HAHAHAHAHAHAHAHAHA


I'm so happy
'Cause today I've found my friends
They're in my head
I'm so ugly but that's okay,
'Cause so are you, we broke our mirrors
Sunday morning is everyday
For all I care and I'm not scared
Light my candles in a daze
'Cause I've found God
Yeah,Yeah
I'm so lonely, but that's ok
I shaved my head and I'm not sad
And just maybe I'm to blame
For all I've heard, but I'm not sure
I'm so excited
I can't wait to meet you there, but I don't care
I'm so horny
But that's okay, my will is good
Yeah,Yeah

I like it - I'm not gonna crack
I miss you - I'm not gonna crack
I love you - I'm not gonna crack
I killed you - I'm not gonna crack
I'm so happy
'Cause today I've found my friends
They're in my head
I'm so ugly but that's okay,
'Cause so are you, we broke our mirrors
Sunday morning is everyday
For all I care and I'm not scared
Light my candles in a daze
'Cause I've found God
Yeah,Yeah

I like it - I'm not gonna crack
I miss you - I'm not gonna crack
I love you - I'm not gonna crack
I killed you - I'm not gonna crack

(Lithium, Nirvana)

*****

Nem sei como explicar. Estou muito contente. Até agora eu só gritei - já estou ficando sem voz de tanta alegria!!!
Como diria o rei, "São tantas emoções, hehehe"...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

X I X

“A morte de Sêneca” - Gerrit von Honthorst
1. Refugia-te nestas coisas mais tranqüilas, mais seguras, mais elevadas! Pensas que é a mesma coisa cuidar para que o transporte do trigo chegue livres da fraude e da negligência dos transportadores, que seja armazenado com cuidado nos armazéns, de modo que não se aqueça ou não se estrague pela umidade e não fermente, e, por último, que a medida e o peso se encontrem de acordo com o combinado; pensas que tais cuidados possam ser comparados com estes santos e sublimes estudos que te revelarão a natureza de Deus, seu prazer, sua condição, sua forma? Irão te indicar o destino reservado à tua alma, onde nos colocará a natureza quando formos libertos dos corpos? O que sustenta os corpos mais pesados no meio deste mundo, o que suspende os mais leves, leva o fogo às regiões mais elevadas; indica aos astros a sua rotação e, assim, muitos outros fenômenos ainda mais maravilhosos? 2. Queres, uma vez abandonada a terra, voltar a mente a essas coisas? Agora que o sangue ainda aquece e que está pleno de vigor, devemos tender às coisas melhores. Encontrarás, neste tipo de vida, o entusiasmo das ciências úteis, o amor e a prática da virtude, o esquecimento das paixões, arte de viver e de morrer, uma calma inalterável. 3. Certamente, miserável é a condição de todas as pessoas ocupadas, mas ainda mais miserável a daqueles que não são para si, esperando, para dormir, o sono dos outros, para comer, que o outro tenha apetite, que caminham segundo o passo dos outros e que estão sob as ordens deles nas coisas que são as mais espontâneas de todas – amar e odiar. Se desejam saber quão breve é a sua vida, que calculem quão exígua é parte que lhes toca.
(Sêneca, Sobre a brevidade da vida, Porto Alegre: L&PM, 2009, p.80-81).


*****

No ano 65 d.C., Sêneca foi acusado de ter participado na conspiração de Pisão, na qual o assassinato de Nero teria sido planejado. Sem qualquer julgamento, foi obrigado a cometer o suicídio. Na presença dos seus amigos cortou os pulsos, com o ânimo sereno que defendia em sua filosofia. Tácito relatou a morte de Sêneca e da mulher, que também cortou os pulsos. Nero, com medo da repercussão negativa dessa dupla morte, mandou que médicos a tratassem, e ela sobreviveu ao marido alguns anos.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

I wanna be your dog (*)


Totó, Teteu e Lady Blue

Eu adoro gatos… Mas não nego, gosto muito de cachorro.
É que assim, com gato, parece que a relação é mais madura, eu troco idéias, falo da minha vida atual... Na foto do perfil estou com a Cherie, uma dos meus seis gatos.
Mas eu sempre tive cachorro. Minha mãe sempre teve cachorro. Acho que vem de família mesmo, não dá para ficar sem. Hoje temos quatro, mas eram sete. Eles são aquele lado mais criança, aquela coisa sem tempo ruim. Ou melhor, ele até existe, mas dali dois minutos está tudo resolvido. Gato demora mais para esquecer. Cachorro quer festa!
Mesmo mais velhos, os cães festejam. Eu tenho labradores, o mais velho com 13 anos e meio e os “bebês” farão 11 anos em dezembro. Lógico, que a correria não é mais a mesma. Mas ela existe mesmo assim. Com gato, com o passar do tempo, é só colinho mesmo.
Eu acho que a relação com os cães é meio de irmandade – somos todos, eu e eles, os filhinhos da minha mãe. Com gato é relação de amigo, de contar segredo, de dar aquela bronca de “ACORDA!”
Hey, brothers, este post é para vocês!

*****

Eita calor... agora choveu... Os cães estão desmaiados, e os gatos em alerta: os sapos tentam invadir a casa.
Como se não bastassem as pererecas noturnas.

*****

Falando em calor, estive há uns dias no Rio de Janeiro. Circulei por Botafogo, Urca, Catete, Copacabana, Centro e Lapa. Não vi cachorros de rua – nem gatos. Os animais que apareciam estavam sempre acompanhados de seus donos.
Como é isso? Metrópole sem bicho abandonado? Também não me lembro de tê-los visto em Nova York. Em Buenos Aires eu vi sim. Lá há até uma praça onde vivem centenas de gatos e nela há uma placa dizendo: Proibido Molestar os Gatos.

*****

(*) Ouvindo Stooges

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Limpando a casa




Dica do dia:

Aproveite para descansar e fazer uma análise honesta daquilo que você pode até gostar, mas que não faz mais sentido prático em sua existência.


Sim.... Se algo ou alguém quiser ficar na minha vida, assegure-se de que faz sentido para mim. Gostar das pessoas é fácil (o contrário também é): eu costumo focar nas qualidades, no bom humor, no esforço em ser alguém melhor, mas de repente percebo que elas não me acrescentam nada e pior, elas também não são acrescidas em nada com a minha companhia. 
Limpar é sempre bom: bom para o ambiente, bom para a pele, bom para o humor, para tudo. Não é necessário grosseria nem altos gastos de energia. É decidir que se quer e o que não se quer e deixar fluir.
E além disso é gostoso, de vez em quando, lembrar os fatos e ver com vivemos coisas divertidas, que às vezes, na hora, nem pareciam tão interessantes assim, e o melhor, perceber como essas coisas tiveram começo, meio e fim. Há o que fica para sempre, mas sem o apego - deixar ir e ir embora é sinal de respeito pelos caminhos individuais e também de maturidade para assumir o desapego, das coisas, das pessoas, e dos lugares - desta forma, nos apresentamos sempre prontos para o novo.
Agora, depois do carnaval, da copa do mundo e das eleições, momento em que o ano começa de verdade, vamos limpar tudo aquilo que não mais acrescenta e liberar tudo isso para outras pessoas que possam ser mais beneficiadas neste momento.
FREEDOM!!!!!


****
Ouça:  Declare Guerra (Barão Vermelho)

Declare guerra aos que fingem te amar
A vida anda ruim na aldeia
Chega de passar a mão na cabeça
De quem te sacaneia