sábado, 12 de setembro de 2015

O presente


Flores, bombons, joias. Aquele sapato descolado, ou aquele livro que há muito você queria. O presente entregue num momento especial. Um café da manhã a dois, um almoço, um jantar num lugar bonito.
Cada detalhe planejado com carinho e esmero. Para agradar a princesa da sua vida.
Enquanto isso, a princesa também faz seus planos. Imagina o que o outro quer, procura, acha algo que pode agradar. Não sabe como fazer a entrega, mas acredita que algo especial vai rolar e ela vai aproveitar a deixa.
Chega a dar umas pistas... está ansiosa para entregar coisas misteriosas. Ele faz perguntas, mas ela insiste: “Surpresa”!
Os dias passam. E faltando um dia, daquele que seria O DIA, os dois estão juntos. Enquanto comem aquela pizza gostosa, relaxados em casa, alguma coisa passa na televisão, lembrando troca de presentes. E o príncipe solta a bomba: “nós não combinamos nada de trocar presentes”.
As palavras descem como chumbo. “Ele deve estar blefando”, pensa a princesa. “Alguma coisa sairá daquela enorme mochila que veio com ele”. Ela ri e encerra sua refeição.
O DIA chega. E eles estão juntos. Enquanto ele checa suas notícias, ela coloca o presente entre as coisas dele. Eles tomam café, aquela pizza que sobrou de ontem, e seguem namorando, conversando, falando da vida.
Ele pergunta: “E aquela surpresa? É algo romântico?”. A princesa respira, não sabe mais se aquilo tudo é romântico, se apenas faz parte. Pede a ele que procure, diz que está na casa. Ele encontra, abre, gosta e usa. “É, deu certo! Acho que agradou de fato”, pensa ela. E fica sentada, esperando.
Nada. Os rumos políticos da cidade tomam lugar na conversa.
Mais tarde ele foi trabalhar, e a chama para conversar via internet. Manda um vídeo. Enquanto a princesa espera o vídeo carregar, checa suas redes sociais. Mensagens de amor, de união, enviadas ao mundo. E fotos, muitas fotos. Fotos das flores ganhas logo cedo. Fotos do café da manhã preparado pelo namorado. Fotos do bilhete romântico encontrado na bolsa. O vídeo carregou: Ensina a moça usar frases de futebol para agradar o namorado.
Esse foi o presente da princesa. Quem sabe, se ela estudar bem o vídeo, na próxima vez, o presente seja outro.

*****
A coisa toda é conversada, da maneira possível no momento.
“Você merece alguém melhor”, diz ele.
“Volta logo”, responde ela.

*****
Alguma coisa disso realmente importa?
Foi tudo uma coincidência infeliz de fatos?
Foi mercado e a tradição agindo sobre uma pessoa que tenta se libertar?

********
Escrito em 12 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário