quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Frodo, Sam, e a arte de enxergar

Domingo acabei revendo o filme O senhor dos anéis: a sociedade do anel
Não costumo rever filmes. Ainda mais um tão longo como esse. Mas me surpreendi novamente. Sim, eu li toda a série, e acho que tudo que o Tolkien escreveu. Sei que não dá para ser tão fiel aos livros, e entendo a ideia de que cinema é outra linguagem. E caramba! O filme é maravilhoso! De novo!
Havia uma parte da história que estava esquecida... Frodo, após várias tentações, e apesar da sociedade do anel estar formada decide seguir sua missão sozinho. Acredita que assim não verá seus amigos se perderem na tentação de obter o anel. E vai.
Sam, seu fiel amigo, percebe em seguir as intensões de Frodo. E mesmo sabendo de sua decisão, resolve segui-lo, pois além do juramento feito a Gandalf de proteger o amigo, ele realmente sente amizade por Frodo.
Quando Frodo percebe que está acompanhado, reclama, pede que Sam o deixe seguir seu destino. Mas Sam insiste. E passado algum tempo, Frodo diz: “Obrigado por ser meu amigo”. Simples, ele não queria prejudicar ninguém, por isso preferiu ir sozinho, mas soube na hora que a proteção e apoio do amigo eram mais que necessárias – eram vitais, e ele fica grato por Sam ter “desobedecido” seu desejo.
É isso.
Vivemos hoje num mundo onde todos são individualistas e imediatistas. Querem tudo, querem agora, e depois não querem mais.
No meio disso tudo, construímos algumas relações de afetividade. Fazemos amigos. Só que estamos perdendo a capacidade de enxergar os outros. Estamos perdendo a chance de estar ligados a pessoas que compartilham nossos valores, mais do que afinidades.
E mais, perdemos a chance de proteger aquilo que nos é mais precioso, que é quem amamos. Afinal, todo mundo consegue se virar hoje em dia, não é? Não.
Toda vez que eu parto, toda vez que eu decido seguir um caminho que muitas vezes é árduo, mas que acredito que beneficiará aqueles que amo sem prejudicar os demais, vou sozinha. Olho para trás. Espero o Sam aparecer.
Estou aqui esperando.
*****
Acho que o pior disso tudo é escutar das pessoas como eu sou legal e como sou querida.

6 comentários:

  1. Na verdade, acho que ele quis dizer apenas "ha" - as pessoas não tem a sensibilidade do Sam :(
    Todo mundo é legal e querido longe. Poucos o percebem, quando estamos por perto.

    E eu nem costumo comentar sobre o que as pessoas dizem da minha simpatia... me elogiam tanto por ela, que eu acabo ficando sem graça :/

    Não posso te seguir até a Índia, mas se vc me der seu endereço novo, dá para visitar com alguma frequência ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaby!!!
      Vamos marcar algo sim! Deixa passar essas festas loucas e terei muito prazer em receber você aqui em casa. Depois no FB te passo o endereço e marcamos um dia bem gostoso aqui, e eu te explico a loucura da minha vida, ahaiuauahuauauau.
      Beijos
      :)

      Excluir
  2. Está ai uma pergunta que eu gostaria que fosse respondida: porque nossos amigos não percebem que nós só queremos o bem deles e só queremos ajudá-los em sua jornada, e acabamos sendo, como a maioria das vezes o frodo fez, despresados por nossos amigos por que eles deram mas atenção a terceiros?

    ResponderExcluir