sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Los amores de Paco me vuelven loca! (*)


Novela realmente me faz mal. Tudo bem, pode ser engraçado mas eu sempre me pergunto até que ponto o que passa na telinha é somente uma história, um reflexo ou ainda inspiração para a vida real.
Eu não faço o tipo mocinha romântica ao extremo e costumo ser mais prática do que sonhadora. Mas ver casais que aparentemente se amam serem impedidos de ficar juntos por que outra pessoa assim quer, me deixa muito deprimida. Eu pensei a respeito e cheguei à conclusão que ou é coisa de outra vida ou foi o fato de eu assistir aquele filme Amor sem fim quando era muito pequena – sofri demais com aquela história. Ou vai ver que é realmente algo da outra vida que me fez sofrer com o filme também.
O fato é o seguinte: Eu comecei a ver, de vez em quando, a novela Tititi, pois um conhecido meu atua lá (Tumura).  Não assisto regularmente, mas tenho pegado os enredos principais, sempre na tentativa de ver o trabalho do cara.
Bem, na novela tem a Marcela, que finge que está grávida do Gusmão. O Gusmão morreu, quando deu uma carona para ela e toda a família dele achou que ela era uma namorada que ele ainda não tinha apresentado – e “adotam” a moça. Então ela conhece o Edgar, irmão do Gusmão, que está para se casar com a Camila. E os dois, Marcela e Edgar se apaixonam. Mas além de estar noivo, Edgar também se engraçou com a Luiza, esta sim mulher perigosa, mais vivida e que quer as coisas do seu jeito.
Bem, para começar, o Edgar é um fraco. Cede às pressões alheias, da sua família supostamente tradicional, e não desmancha seu noivado (noofa, que escândalo isso seria!!!). Não conta para ninguém que está afim da Marcela. Esta continua mentindo para todos (menos para o Edgar) sobre o pai do seu filho, e somente na véspera do casamento resolve que realmente quer ficar com o Edgar. Então, no dia do casamento os dois fogem, mas a Luiza, que faz o tipo “se não fica comigo não fica com ninguém” arma a maior confusão, coloca até a mãe do moço na jogada, só para o casalzinho não conseguir ser feliz. E fim, eles não fogem. A Camila sofre, mas está mais interessada na peruagem do casamento do que no noivo em si. Então, ela não me preocupa muito. Mas a maldade da Luiza, a fraqueza do Edgar, nossa isso realmente me deixa doente.
Ok, isso é novela, e provavelmente eles vão ficar juntos no fim, e serão todos felizes para sempre. E sim, eu acredito no amor, e acho que as coisas são mais fáceis do que parecem, quando as pessoas certas estão envolvidas no caso.
Mas eu realmente chego a ter ânsia de vômito quando penso que essa história poderia ser realidade. Quanta gente fraca e má! Pra quê, posso saber?
Por favor, pessoas, não sejam assim. Com nada, no amor, com os amigos, no trabalho, com a família. Sejam benevolentes e sinceros. É mais fácil, e não gera carmas.

***

Já falei a respeito dos hormônios? Eu diria que luto diariamente para que eles não me controlem, mas muitas vezes perco. E TPM – alguém já ouviu falar? Será que eu estou sob o efeito dessa síndrome? Será que o mundo não tem solução? Será que chegaremos a uma resposta sobre o sentido da vida? De onde viemos? Para onde vemos? Será alguém capaz de me defender? (Não, o Chapolin Colorado, please!)



***


(*) Minha avó sempre soltava essa frase quando alguém dizia alguma coisa sobre um amor não correspondido... Hoje fui atrás e achei um uma página que fala da cultura da Montaña Palentina, e aborda esses versinhos inclusive com o próprio lá.
Eram cantados por moças e moços destinados a seduzir um amor ou lamentando a falta dele, com acompanhamento de instrumentos de percussão.

17-Los amores de Paco
Me vuelven loca
Yo me muero por Paco
Y.. Paco por otra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário