quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ai, a Beleza… Fundamental, não?

Hoje ouvi, após muito tempo, uma música da Cindy Lauper, que se chama True Colors.
Basicamente, diz para nos mostramos ao mundo como somos, com todas as nossas cores, e não se deixar apagar ou escurecer pela loucura que nos cerca.
E isso tem tudo a ver com beleza.
Afinal, o que é a beleza? Há quem diga que é simetria de traços. Ok, então podemos dizer que um quadrado é o melhor representante da beleza, certo?
Cor é beleza? Então porque há tantos admiradores de fotografias em PB?
Beleza é harmonia. Quando olhamos para um animal, descabelado, com machas assimétricas, mas que vem todo contente em nossa direção é difícil segurar o comentário: “Que lindo! Que fofo!”
Quando vamos a uma praia, principalmente daquelas pouco freqüentadas, ainda meio selvagens, é impossível não se impressionar com a beleza do local.
E o que esse local ou aquele bichinho têm em comum? Harmonia. Eles são o que são, não vão mudar, estão satisfeitos – aliás creio que nem pensam, nisso na verdade. Um cachorro sabe bem o que é, não se confunde com um gato ou um cavalo – não mia, não relincha, não pia – apenas late. A vaca pode até tossir, mas certamente não vai rugir. Não seguem tendências, não fazem plástica, não se preocupam com rugas. Mas sempre acertam no modelito – ou vai me dizer que as florestas da Mongólia erraram nas flores para, como se pode ver no filme Herói?
Beleza vai além do físico; este é apenas uma pequena manifestação dela – beleza é amor próprio é equilíbrio, é alegria e vontade de viver.
Quer ser belo? Quer arrasar? Busque harmonia – ela vai transparecer nos seus olhos, no seu sorriso, e vão mostrar ao mundo suas verdadeiras cores.
Harmonia é imprescindível! E aí, teremos que concordar com o poeta, e dizer que beleza é fundamental sim.
Irresistível, não?

***
Há também aqueles não vêem beleza em nada. Foram tão corroídos pela própria desarmonia, que além de não serem mais belos, não permitem a beleza em nenhum lugar. Rezemos por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário