sábado, 12 de fevereiro de 2011

Quanto tempo leva?


Conversando com uma amiga esta semana, surgiu um papo interessante sobre a contemporaneidade. Ela me disse que tem feito várias analogias para tentar entender o comportamento humano atual, sobretudo no que diz respeito aos relacionamentos. E uma dessas analogias foi a seguinte, que quero trazer e comentar:
Com o advento da internet, as pessoas tendem a ver as coisas de forma mais rápida e menos profunda. Alguns exemplos: se antes você escrevia uma carta ou fazia uma ligação, hoje você manda um recado por email ou por sms. Se antes você lia um livro, hoje você lê uma página (e olhe lá) – afinal antes a gente lia no papel, e hoje é na tela, mais cansativo aos olhos. Da mesma forma, antes você se dedicava a conhecer uma pessoa, a descobrir suas afinidades, e ao longo do tempo, decidia se iria ficar junto com ela ou acabar tudo de vez. Para minha amiga, hoje, o que ocorre, é que se faz uma leitura superficial das pessoas, e nem se dá ao trabalho de saber algo mais. Afinal, não dá tempo, temos que passar para a próxima página, ou melhor, para a próxima pessoa.
Existe uma urgência: não dá tempo de marcar para amanhã, tem que ser hoje. Tudo bem, eu adoro o Carpe Diem, mas também admiro a contemplação. E há coisas que tendem a ser para vida, merecem um pouquinho mais de dedicação e consideração.
Mas quem sabe isso é apenas mais um ciclo: assim como o fast food e mais recentemente o slow food, sei lá. O pior é que já me peguei nessa pegada frenética do mundo pós-moderno. Mas foi só para saber com é que é. Prefiro o old fashion way of life. Apesar do jeito rock’n roll meio non sense (*).
*****
A conversa foi com a Gá . E lógico, deu-se numa mesa de bar, com a cerveja gelada na nossa frente, numa noite de calor em demasia. Pura filosofia de boteco.

*****
* Corações Psicodélicos, Lobão. Adooooro!

2 comentários:

  1. Olha eu vou dizer o seguinte, creio que as pessoas estão surtando. Tecnoshock manja? Surto de excesso de informação, de imediatismo, de tudo.

    Lembro quando achei o cumulo pessoas levarem seus currículos para o primeiro encontro. Hj isso é tão banal que é normal. O assustador é o Bulling! Anormal é você ter uma opinião contrária a todos! Hoje todos temos que ser amigos, grandes amigos.

    Creio q os relacionamentos estão refletindo isso. Superficiais sim. Lógico, não existe conteúdo! Ou melhor, até existe, mas é um saco. Morrorento, demagogo, pedante, cheio de "não me reles e não me toques".

    O Gorila Chorão é o símbolo da sociedade de hoje. Onde um massacre psicológico de suas metas não perturbam ninguém, o que perturba é jogar papel no chão! É cantar o "atirei o pau no gato!"

    Então creio que é isso as pessoas estão surtando. Muitas não sabem mais seu lugar. Muitas querem ser "subestrelas da internet"! Outras querem ser "o mano do tráfico"! e a maioria só quer dormir no final de semana pq a jornada de trabalho está puxada.

    O tema, relacionamentos, sempre foi um tabu da humanidade. Nos seus melhores momentos uma completa tragédia! E hj ele vive seu momento "sou sensível, não me diga o que fazer!"

    Enfim, as pessoas estão surtadas, os relacionamentos surtados. É o reino do Gorila Chorão!

    ResponderExcluir
  2. Uau... Adorei o "subestrelas da internet". E sim, todo mundo agora é sensível, ninguém aguenta nada.
    Agora, se a frase "Os incomodados que se retirem" tiver algum valor, o que eu, você e alguns poucos seres humanos poderemos fazer? Mudar de dimensão? De planeta? Exterminar a humanidade e dar uma de Arca de Noé?
    Esperar o ciclo mudar (meda, talvez eu não chegue aos 300 ano de idade)?
    Quem poderá nos defender?

    ResponderExcluir