domingo, 19 de setembro de 2010

Resgate da alma em Paranapiacaba


Domingão pré-primavera. Eu, a Simone e o Carlos nos mandamos para Paranapiacaba para algo diferente: uma tarde xamânica para o resgate da alma. Eu não conheço muito de xamanismo, mas foi uma experiência muito interessante.
Eu cheguei com uma fome daquelas, mas o lanche seria servido apenas depois do ritual. Então já avisei ao pessoal: “Se vocês ouvirem um barulho, como um ronco, não se preocupem. É apenas meu animal de poder se manifestando – a solitária”. E pronto, já começou a sessão de piadinhas. É incrível, mas toda vez que eu vou a algum ritual, missa, ou qualquer outro evento do gênero, sou acometida por um surto de humor. Vai entender, né.
Descobri que os xamãs acreditam que cada vez que temos algum conflito, como uma briga, uma perda, uma discussão, uma mágoa, deixamos uma parte de nossa alma presa àquela situação ou à pessoa envolvida. Assim, é interessante fazer um ritual que chamam de resgate da alma para podermos resolver essas querelas e termos nossa alma reintegrada para podermos adentrar novas etapas de nossa vida.
Sem dúvida, trata-se do exercício do perdão. Principalmente o perdão de si mesmo. E esse é o mais difícil.
De todo modo, o toque do tambor é algo impressionante, e sem dúvida a sensação é de que algo aconteceu, para melhor.
Depois do ritual, o tão esperado lanche, um bate-papo com os novos conhecidos e uma caminhadinha pela cidade. E haja neblina!

2 comentários:

  1. Que legal, também já fui até lá, só não me arrisquei na ecocaminhada.

    Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, não deu tempo de fazer muita coisa não. Apenas uma volta pelo micro centro da cidade. Acho que vale a pena voltar para descobrir as trilhas. =D

    ResponderExcluir